sábado, 31 de agosto de 2013

10 cenas de cinema antes e depois dos efeitos visuais


Que o cinema é pura ilusão, ninguém duvida. Com tantos monstros e criaturas criados em computadores, cenários futuristas, de fantasia ou ficção científica, além dos mais diferentes truques e efeitos de montagens, sabemos que muito do que vemos na tela é resultado de um longo processo de produção.
Apesar disso, é muito difícil saber, hoje em dia, até onde vão as técnicas de captura, o que é realmente cenário construído em estúdio ou locação e o que é chroma key (como são conhecidas as telas de fundo verde ou azul usadas para aplicação de efeitos de pós-produção).
Na seleção de imagens abaixo, você pode conhecer como foram feitas algumas cenas de filmes e séries de TV. Há nesta lista obras icônicas do cinema, que são conhecidas pelo uso abusivo de efeitos visuais, como é o caso de “Matrix”, “As Aventuras de Pi” e “Avatar” – obras que temos até dificuldade em entender como foram produzidas.
Há também algumas surpresas, com sequências e montagens que você nem poderia suspeitar que utilizassem tantos efeitos de composição. É o caso da série “Ugly Betty” e do filme argentino “O Segredo dos Seus Olhos”, que utilizam o fundo verde para recriar cenários realistas da cidade e do estádio de futebol.
Essa é a prova de que não podemos acreditar muito no que vemos, especialmente na sala de cinema ou na tela da TV, pois até mesmo as paisagens mais simples são modeladas por computadores.
Para conferir uma demonstração em vídeo da aplicação de efeitos, separamos por último um clipe do filme “O Grande Gatsby” (2013) que revela diferentes aspectos de construção da obra cinematográfica.

1. “As Aventuras de Pi”

2. “Avatar”

3. “Alice no País das Maravilhas”

4. “Matrix”

5. “Piratas do Caribe: O Baú da Morte”

6. The Walking Dead

7. Ugly Betty

8. “300”

9. “O Segredo dos Seus Olhos”

10. “O Grande Gatsby”

Nova ilusão de óptica permite que você veja suas ondas cerebrais

Uma nova figura de ilusão de óptica foi apresentada em um jornal de Neurociência e, desde então, ganhou ampla divulgação em diversos sites científicos e de curiosidades. Por quê? De acordo com seus criadores, Rodika Sokoliuk e Rufin VanRullen, a imagem circular preta e branca, que você vai ver a seguir, consegue fazer com que uma pessoa perceba as próprias ondas cerebrais Alfa.
Para que você entenda melhor, vale lembrar que essas ondas Alfa são campos elétricos gerados em nosso cérebro, que se movimentam ritmicamente, com ciclos de 10 Hz, aumentando sua força quando você mantém seus olhos fechados – o que não significa que não estejam presentes enquanto você está acordado. Essas ondas foram as primeiras ondas neurais detectadas por Hans Berger, que também é o inventor da eletroencefalografia.
Para que a imagem funcione com você, olhe para o centro dela e, em seguida, direcione seu olhar para algum lugar próximo à imagem, fazendo com que você a enxergue com a sua visão periférica – que é o que você vê ao seu redor, com os cantos dos olhos, quando não está olhando diretamente para um ponto.

Instruções

Quando você estiver enxergando a imagem com a sua visão periférica, sem olhar diretamente para ela, é provável que você comece a ver que o centro da circunferência vai oscilar, como se fosse uma estrela piscando. Se por acaso você não conseguir fazer isso com a sua visão periférica, há outro meio de perceber a oscilação: basta olhar para a imagem fixamente por um minuto e, depois, direcionar seu olhar para uma parede branca.
Você vai ver, brevemente, uma circunferência vibrando, com o mesmo tipo de oscilação que seu cérebro faz a todo o momento. Para quem gosta de imaginar como o cérebro humano trabalha, essa imagem é uma ótima ferramenta de auxílio.
A imagem piscando tem relação com as ondas Alfa devido à frequência com a qual se movimenta, já que pesquisas realizadas com um grupo de voluntários comprovou que a frequência identificada na imagem era a de 9,1 Hz. Além disso, os pesquisadores avaliaram as ondas cerebrais Alfa desses voluntários enquanto os mesmos viam as imagens e constataram que há uma correlação direta entre as duas atividades. E aí? Você conseguiu ver alguma coisa?
Pedro Fanta.

Física maluca: cientistas estudam criação de líquido que não é líquido

Física maluca: cientistas estudam criação de líquido que não é líquido
Ao baixar demais a temperatura, muitos materiais se tornam um cristal sólido. Pelo menos é isso que preveem as teorias da Física tradicional. Porém, a regra pode ter exceções, já que dois cientistas acreditam ter encontrado um líquido que, apesar de seu estado fluido, acaba sendo mais estável do que um cristal sólido.
O experimento, detalhado no periódico científico “Nature Physics”, apresentou um modelo puramente computacional desse líquido curioso, mas que pode oferecer algumas ideias novas sobre o processo de formação de cristais, assim como evitar que eles se formem ou, então, fazer com que eles não tenham uma forma definida.

Como fazer um líquido que não é líquido?

Para construir esse material bizarro, cientistas começaram a experiência com um coloide, ou seja, um líquido que possui pequenas partículas suspensas. Um exemplo clássico de coloide é o leite, que apesar de ser construído praticamente por água, tem coloração, gosto e consistência alterados por causa das inúmeras partículas de gordura e proteína que flutuam na mistura.
Entretanto, o leite congela. Porém, se as moléculas de um coloide se organizarem de maneira específica, a cristalização não acontece e o material adquire uma forma estável e que parece sólida, mas que tem a estrutura molecular de um líquido.
Usando moléculas com quatro ligações em um modelo computacional, os cientistas perceberam que a cristalização acontece rapidamente caso essas ligações sejam rígidas. Quando flexibilizadas, as ligações continuam desordenadas e criam aglomerações granulosas. Caso a temperatura continue baixando, o material se torna um vidro, com moléculas desordenadas e que formam uma espécie de sólido amorfo.

Moléculas flexíveis

Basicamente, as moléculas com ligações flexíveis se comportam dessa forma por causa de duas forças competindo no líquido enquanto ele esfria: energia e entropia, que é uma medida de quão desordenado um sistema parece. Em líquidos, as moléculas estão dispostas aleatoriamente, enquanto que em cristais elas estão agrupadas em determinados padrões.
Quando a temperatura cai, as moléculas começam a se organizar para que gastem cada vez menos energia. Sendo assim, a entropia diminui quando a água congela. Já as moléculas de um coloide com ligações flexíveis possuem outras formas de se conectar entre elas, com muito mais possibilidade de se agruparem de quatro em quatro e, mesmo assim, formarem uma estrutura desordenada.
O resultado acaba sendo um líquido que se comporta como sólido. E apesar de tudo ter sido feito em um computador, o cientistas Frank Smallenburg, da Universidade Sapienza, em Roma, declara que o software descreve sistemas reais, e cita a alguns polímeros e até mesmo o DNA como moléculas capazes de agir dessa forma. O próximo passo da pesquisa será a experimentação com materiais de verdade.

Pedro Fanta.

Samsung inicia produção em massa de memórias DDR4

Samsung inicia produção em massa de memórias DDR4



A Samsung afirmou nessa sexta-feira (30) que a produção de memórias DDR4 em chips de 4Gb (512 MB) está a todo o vapor. A tecnologia, baseada no processo de litografia de 20nm, facilita a criação de cartuchos com 16GB e 32GB. O anúncio acontece um ano após a divulgação das configurações finais destes módulos; especificações essas devidamente divulgadas pela JEDEC – órgão responsável por mediar parte dos registros de tecnologias em estado sólido.

Os cartões de 32GB serão capazes de trabalhar a 2.667 MHz; se comparados aos DDR3, uma redução em 30% no consumo de energia também poderá ser notada. Além disso, a taxa média de transferência de dados foi aumentada – o módulo será capaz de atingir um desempenho até 25% maior do que os cartuchos que precedem a série. Contudo, uma conveniente questão acaba vindo à tona: quais computadores vão poder usar estes produtos?


Samsung inicia produção em massa de memórias DDR4

Tecnologia para alguns poucos


Atualmente, os controladores de memória ficam anexados às CPUs – somente uma próxima geração de processadores poderia dar conta de rodar as memórias DDR4. A arquitetura Haswell-E, desenvolvida pela Intel, chegará em 2014 ao mercado; prevê-se que somente em 2015 o uso comercial e doméstico desta nova memória poderá ser devidamente feito. Dessa forma, podemos esperar a chegada destes cartões apenas aos servidores de próxima geração – colocar as mãos em uma DDR4 vai ser, pelo menos durante todo o próximo ano, luxo de alguns poucos.

Pedro Fanta.

sábado, 10 de agosto de 2013

Suposto rumor diz que a Apple pode liberar o novo iPhone 10 de setembro

A Apple não foi oficialmente sinalizado quando ele estará mostrando o iPhone de próxima geração, mas todas as coisas D relata hoje que a empresa estará chamando os meios de comunicação em conjunto em 10 de setembro para desvendar o dispositivo. Uma questão que permanece é se a Apple vai realmente mostrar vários novos iPhones: rumores têm rodado esta primavera de um novo modelo de médio porte feitos de materiais mais baratos, por isso é lógico que nós poderíamos estar vendo o lançamento tanto isso e um iPhone 5 como substituto bem.

ATD não faz nenhuma menção ao iPad, e é possível que a Apple pode estar planejando um evento separado (como aconteceu no ano passado) para anunciar atualizações para o mini iPad e os modelos de Retina de quarta geração. O mais provável é que a apresentação de 10 setembro vai revelar a data de lançamento para iOS 7, que já viu cinco betas desde o seu anúncio no início deste ano na WWDC.

Pedro Fanta.

Malware brasileiro se disfarça no Chrome para roubar informações

Malware brasileiro se disfarça no Chrome para roubar informações

Um novo tipo de praga virtual está afetando os usuários brasileiros e roubando informações muito importantes de todos os infectados. Trata-se de um malware que está se espalhando sob um arquivo executável chamado “MulheresPerdidas.exe”. Ele se instala nos computadores e fica escondido no Google Chrome, capturando e retransmitindo todas as informações para servidores remotos — criando ainda páginas falsas para que os afetados digitem seus dados.

Segundo informações do laboratório ESET América Latina, o malware utiliza-se de técnicas bem conhecidas para se propagar pela internet. Uma delas é a infecção com utilização de um “dropper” — “que instala outros arquivos no sistema para se propagar de forma que o usuário não identifique sua presença”, de acordo com a própria ESET. Outra prática seria a já mencionada criação de páginas falsas.

Camuflando-se sob a forma de outros arquivos de nomes bem conhecidos pelos usuários e também pelo sistema operacional (todos instalados após a execução do “MulheresPerdidas.exe”), o malware consegue criar campos de preenchimento de informações relevantes no navegador Google Chrome — que pode ter sido escolhido por causa da ampla  pública. Com isso, os usuários acabam digitando seus CPFs, contas e senhas bancárias diretamente para os hackers, sem qualquer suspeita.

Segundo Camillo Di Jorge, gerente da ESET Brasil, o país “tem muitos casos de malwares bancários. No entanto, o grande perigo dessa nova ameaça é a obtenção de informações sigilosas, que impactam diretamente nos usuários.”. O mesmo executivo também afirma que é “recomendável ter uma solução proativa de segurança instalada no computador e atualizar constante e continuamente todas as aplicações”. 

Pedro Fanta.


Apple vence nos tribunais e impede venda de antigos aparelhos da Samsung

Apple vence nos tribunais e impede venda de antigos aparelhos da Samsung


Pouco tempo depois de o presidente dos EUA vetar uma medida que impediria a Apple de vender alguns aparelhos antigos naquele país, a Maçã consegui vencer a Samsung novamente, dessa vez nos tribunais, em outro caso de violação de propriedade intelectual. Com isso, a coreana ficou impedida de vender uma série de aparelhos antigos nos EUA.
Ainda não se tem informações mais detalhadas sobre que dispositivos entraram nessa lista de proibição, mas é possível que a condenação recaia sobre no máximo 1% dos smartphones vendidos pela Samsung nos EUA, sendo que muitos deles já deixaram de ser produzidos.
As patentes que a coreana teria violado e renderam essa condenação são itens bem genéricos registrados pela Apple. Uma sobre o uso de telas sensíveis ao toque, a famosa “Patente Steve Jobs” e outra referente à detecção de fones de ouvido pelo smartphone.
Pedro Fanta.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Como Funciona: Fibras Óticas

fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.

A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas. A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo (filamento de vidro) e o revestimento (material eletricamente isolante). No núcleo, ocorre a transmissão da luz propriamente dita. A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de índice de refração entre o revestimento e o núcleo, sendo que o núcleo possui sempre um índice de refração mais elevado, característica que aliada ao ângulo de incidência do feixe de luz, possibilita o fenômeno da reflexão total.
As fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas, temos como exemplo a luz uma vez que é transparente e pode ser agrupada em cabos. Estas fibras são feitas de plástico e/ou de vidro. O vidro é mais utilizado porque absorve menos as ondas electromagnéticas. As ondas electromagnéticas mais utilizadas são as correspondentes à gama da luz.

O meio de transmissão por fibra óptica é chamado de "guiado", porque as ondas eletromagnéticas são "guiadas" na fibra, embora o meio transmita ondas omnidirecionais, contrariamente à transmissão "sem-fio", cujo meio é chamado de "não-guiado". Mesmo confinada a um meio físico, a luz transmitida pela fibra óptica proporciona o alcance de taxas de transmissão (velocidades) elevadíssimas, da ordem de 109 à 1010 bits por segundo (cerca de 40Gbps), com baixa taxa de atenuação por quilômetro. Mas a velocidade de transmissão total possível ainda não foi alcançada pelas tecnologias existentes. Como a luz se propaga no interior de um meio físico, sofrendo ainda o fenômeno de reflexão, ela não consegue alcançar a velocidade de propagação no vácuo, que é de 300.000 km/segundo, sendo esta velocidade diminuída consideravelmente.

Cabos fibra óptica atravessam oceanos. Usar cabos para conectar dois continentes separados pelo oceano é um projecto monumental. É preciso instalar um cabo com milhares de quilómetros de extensão sob o mar, atravessando fossas e montanhas submarinas. Nos anos 80, tornou-se disponível, o primeiro cabo fibra óptica intercontinental desse tipo, instalado em 1988, e tinha capacidade para 40.000 conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital. Desde então, a capacidade dos cabos aumentou. Alguns cabos que atravessam o oceano Atlântico têm capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos.

Para transmitir dados pela fibra óptica, é necessário equipamentos especiais, que contém um componente fotoemissor, que pode ser um diodo emissor de luz (LED) ou um diodo laser. O fotoemissor converte sinais elétricos em pulsos de luz que representam os valores digitais binários (0 e 1). Tecnologias como WDM (CWDM e DWDM) fazem a multiplexação de vários comprimentos de onda em um único pulso de luz chegando a taxas de transmissão de 1,6 Terabits/s em um único par de fibras.
Pedro Fanta.

Android: 5 melhores apps para bloqueio de tela


Quem disse que a tela de bloqueio precisa ser apenas uma ferramenta enfadonha de segurança para digitar números e desenhar esquemas? No sistema Android, você pode instalar aplicativos que transformam a sua lockscreen em algo divertido, animado e interativo.

Nessa seleção, listamos 5 apps gratuitos que você pode incluir no seu smartphone que trazem novas formas de interagir com a tela de bloqueio. Os aplicativos incluem imagens coloridas, desenhos, diferentes mecanismos de liberar o uso do celular, além de recursos para a rápida iniciação de atividades com ícones de atalhos.

Veja abaixo os detalhes de alguns dos melhores apps na categoria lockscreen.


1. MiLocker


Android: 5 melhores apps para bloqueio de tela 

Um dos principais apps de bloqueio de tela é o MiLocker. O aplicativo oferece diversos estilos de tela que você pode baixar e aplicar no seu celular. Há imagens de visuais bem variados e com recursos de interação diversificados. Alguns opções apresentam o clássico “deslizar para desbloquear”, mas há tema em que você deve realizar algum movimento específico em relação ao desenho apresentado.

Vale notar que o app tem muitas informações em japonês e que alguns temas são pagos, mas isso não chega a atrapalhar o uso do aplicativo e as imagens gratuitas têm claramente a marca “Free” na legenda.


2. Picture Password Lockscreen


Android: 5 melhores apps para bloqueio de tela

Com o Picture Password Lockscreen, você pode configurar uma série de movimentos a partir de uma foto, de uma imagem de galeria ou papel de parede que você transferir para o seu smartphone.

O nível de proteção é alto com este aplicativo, já que você pode configurar até cinco movimentos diferentes com o dedo dentro de uma sequência, desenhando linhas, círculos e fazendo pontos na tela. Você pode escolher a imagem e definir o esquema conforme preferir.


3. GO Locker


Android: 5 melhores apps para bloqueio de tela 

Com diversos temas, nos mais variados estilos e formatos, o GO Locker é certamente um dos melhores apps da categoria lockscreen. Nele você encontra imagens com teclas simples de liberação de uso, outras com atalhos rápidos para os principais serviços de celular e até telas mais avançadas com divertidas interações para desbloqueio.
O GO Locker é da mesma empresa que desenvolve o aplicativo GO Launcher. É, portanto , um app confiável e bastante popular entre os usuários.


4. Tela de bloqueio ativa



Já para quem curte atalhos e ícones para a rápida iniciação das atividades, o “Tela de bloqueio ativa” é um ótimo lockscreen que oferece recursos inteligentes de organização e uso. Com ele, você pode deslizar o dedo pela tela e selecionar serviços de discagem, de envio de mensagens ou de utilização de outros aplicativos, apenas seguindo os caminhos e as opções apresentadas na tela.


5. iOS 7 Lockscreen Parallax HD

Android: 5 melhores apps para bloqueio de tela 
Já para quem curte um simulador de outros aparelhos, o  iOS 7 Lockscreen Parallax HD traz uma reprodução do design do novo sistema operacional dos iPhones, com as imagens padrões desenvolvidas pela Apple para fazer de pano de fundo na sua tela de bloqueio, além de ter o clássico “Slide to Unlock” no visual. O inconveniente deste aplicativo é que ele vem com propagandas que aparecem logo após você liberar o uso da tela.

E você, qual é o seu estilo favorito de tela de bloqueio? Prefere a simplicidade de poucos movimentos ou a interação com desenhos, fotos e animações?

Pedro Fanta

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Jogue Missile Command no YouTube

 Google é especialista em esconder algumas surpresinhas em seus produtos. Android, Google Search e outros são frequentemente palcos para as brincadeiras. Agora, com a “Semana Geek” no YouTube, a plataforma ganhou um easter egg dos mais divertidos que você poderia imaginar: uma versão de Missile Command foi embutida em todos os vídeos do site.

Se você não consegue esperar nem mais um minuto para entrar na brincadeira, acesse o YouTube, execute qualquer vídeo e aguarde o fim do anúncio ou o tempo mínimo de execução dele. Com o vídeo em si tocando, digite 1980 sem clicar em nada no site — nem mesmo na barra de buscas — e veja a maravilha do mundo dos games das décadas passadas aparecer em cima do seu vídeo.

Seu objetivo é defender o clipe que está sendo executado no fundo dos mísseis que tentam atingir o solo. Quando você não conseguir mais segurar a barra, seu vídeo vai parar e a tela estará toda estraçalhada, o que vale pela diversão.

Pedro Fanta

iPhone 5C deve ser o smartphone mais vendido da Apple em 2014

iPhone 5C deve ser o smartphone mais vendido da Apple em 2014(Fonte da imagem: Reprodução/MacRumors)
Um dos lançamentos mais esperados para o segundo semestre deste ano é o smartphone da Apple de baixo custo, já conhecido como iPhone 5C. No entanto, muitas pessoas têm a opinião de que a novidade é um "tiro no pé", já que o mercado de entrada de celulares é dominado pela Samsung e pelo fato de que um aparelho desses não teria o perfil da Maçã.

Apesar dessas críticas, o analista da UBS, Steve Milunovich, afirmou que o iPhone de baixo custo vai ser uma ótima saída para a Apple. Em primeiro lugar, a companhia não ficaria “refém” das movimentações do segmento de alto custo e também poderia atingir uma quantidade muito maior de possíveis compradores.


Por conta disso, o especialista acredita que o iPhone 5C vai ser uma grande sucesso em 2014 — o primeiro ano em que o aparelho vai realmente atuar no mercado de smartphones. Dessa maneira, as previsões feitas por ele são bem otimistas, afirmando que a novidade vai atingir a marca de 92 milhões de unidades vendidas.


Mais oportunidades e mais dinheiro


Se a situação for realmente essa, os ganhos da companhia da Maçã com o smartphone de entrada vão representar 53% de todo o faturamento com celulares. Além disso, o iPhone 5S acabaria eclipsado pelo lançamento estrondoso do 5C — apesar de eles atingirem consumidores diferentes, é claro.

Outro benefício do lançamento do iPhone de baixo custo mencionado por Milunovich é o fato de que o sucesso do modelo 5C vai aumentar o “ecossistema” da Apple, de modo que ela vai contar com mais produtos para vender e um público consumidor bem maior, resultando em ainda mais dinheiro para os bolsos da Maçã.

Pedro Fanta.



Facebook melhora feed de notícias para destacar posts que interessam

Facebook melhora feed de notícias para destacar posts que interessam

Tudo funciona de forma automática e o Facebook determina quais histórias são mais importantes de acordo com o total de curtidas, compartilhamentos e comentários dos colegas com os quais você mais interage. Sendo assim, a rede social é capaz de perceber qual o seu círculo de amizades próximo e prioriza de maneira diferente a lista, sem seguir apenas a sequência cronológica.

Muita coisa e pouco tempo


A escala é um dos principais problemas enfrentados pelo Facebook devido à grande popularidade do site. De acordo com dados oficiais, cerca de 1500 postagens passam todos os dias pelo feed de notícias do usuário médio, uma quantidade humanamente impossível de acompanhar a não ser que a pessoa em questão passe o dia inteiro acompanhando as novidades.

O sistema anunciado hoje surgiu de uma reclamação desse tipo, oriunda do vice-presidente de produtos do Facebook, Chris Cox. Em uma conversa, ele reclamou que uma atualização de um amigo não havia aparecido em seu feed. Na verdade, ela estava lá, mas o executivo não rolou a página o suficiente para vê-la.

Segundo Lars Backstrom, diretor de engenharia do Facebook, o que se seguiu foram meses de trabalho para desenvolver um sistema que determinasse quais histórias antigas eram importantes e em que posição elas deveriam aparecer em relação às novas. Em testes, o sistema funcionou, com a interação dos usuários com os posts aumentando 13%, um sinal de que mensagens mais importantes a eles estavam realmente sendo exibidas com mais frequência.

O Facebook informa que a novidade já está disponível para todos os usuários da rede social nos navegadores e está sendo aplicada aos poucos também nas versões para celulares e tablets.

Pedro Fanta.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Como dominar seu computador por meio da tecla Control

Como dominar seu computador por meio da tecla Control

Se você é uma pessoa mais experiente na utilização de computadores, já sabe que é possível utilizar diversos atalhos para ativar comandos de maneira mais rápida e prática através de vários programas, como o seu navegador, o Photoshop ou o Word — o famoso “Alt + F4” é um dos grandes exemplos disso.
No entanto, nem todo mundo sabe que a tecla Control (ou Ctrl, se você preferir) também pode ser usada para ativar muitos tipos de atalhos que vão facilitar o seu trabalho no computador. Dessa maneira, você pode escrever de modo mais eficiente ou até mesmo criar apresentações de slide mais precisas, por exemplo.


Pensando nisso, o Tech Tunix preparou uma lista para você que deseja aprender a utiliza o Ctrl de maneira mais eficiente e “controlar” tudo o que está no seu Windows. Você já está curioso? Então, continue lendo este artigo para descobrir alguns dos segredos que o seu teclado estava guardando.


Realmente utilize o PC


Apesar de a grande maioria das pessoas utilizar o mouse para utilizar o computador, esse periférico nem sempre é necessário para acessar todas as funções do seu computador. Por conta disso, abaixo você pode conferir atalhos que permitem o uso da sua máquina de maneira bastante eficiente.
  • Ctrl + Esc – permite que você abra o menu Iniciar e comece a utilizar os programas do seu computador.

  • Ctrl + Shift + Esc – você vai acessar o Gerenciador de Tarefas, podendo, entre outras coisas, fechar qualquer atividade que esteja atrapalhando o funcionamento do PC.

  • Ctrl + Tab — avança para a próxima aba do seu navegador e de outros programas que trabalhem com guias internas.

  • Ctrl + Shift + Tab — tem a mesma função do atalho anterior, mas você vai “caminhar” da direita para a esquerda.

  • Ctrl + arrastar um item — ao fazer isso, você vai copiar o arquivo arrastado para onde quiser.

  • Ctrl + Shift + arrastar um item — dessa maneira, você vai criar um atalho para o arquivo ou programa em questão.


  • Ctrl + F4 — este comando, assim como o que é usado com o “Alt”, também tem a função de fechar as janelas dos programas que você está utilizando.

“Truques” comuns para programas

Como dominar seu computador por meio da tecla Control
Como já era de se esperar, você pode utilizar a tecla Control para desempenhar diversas funções dentro dos seus softwares — tanto que alguns deles são de conhecimento geral, como você vai conferir a seguir.

  • Ctrl + C — copiar;

  • Ctrl + V — colar;

  • Ctrl + Z — desfazer última ação;

  • Ctrl + X — recortar;

  • Ctrl + A — seleciona todos os itens da página;

  • Ctrl + F — busca por qualquer termo que você quiser;

  • Ctrl + F12 — abrir novos documentos;

  • Ctrl + W — fecha a página atual de qualquer programa.


Úteis, mas um pouco específicos


Na listagem anterior, você conferiu comandos que podem servir para praticamente qualquer tipo de programa. Já, abaixo, você vai conhecer alguns atalhos que são mais específicos e funcionam para apenas um software — ou apenas para ferramentas do mesmo gênero, por exemplo.

  • Ctrl + D — em navegadores, adiciona o site em questão aos Favoritos

  • Ctrl + H — abre o seu histórico de navegação nos seus browsers;

  • Ctrl + N — abre janelas novas do navegador usado no momento;

  • Ctrl + setas da esquerda ou direita — em editores de texto, transita entre palavras inteiras;

  • Ctrl + setas para cima ou para baixo — em editores de texto, permite que você vá de um parágrafo para o outro;

  • CTRL + Backspace — apaga palavras inteiras;

  • Ctrl + setas — em programas gráficos, como o Power Point, faz linhas retas ou move imagens frame por frame.
....
Depois de ler todos estes atalhos, é bem provável que você consiga manusear o seu computador de maneira eficiente utilizando atalhos que envolvam a tecla Control. É claro que não há como abranger os comandos de todos os programas, pois eles são muito específicos, mas, se você conhecer outra dica útil, deixe o seu comentário

Android: como navegar anonimamente na web


Ao usar o seu smartphone fora do país para acessar a internet, dependendo do local, você pode se deparar com bloqueios (censura) a sites como o Twitter.

Além disso, também há projetos dos EUA que fiscalizam vários elementos da vida online dos seus cidadãos (e aqueles em seu território) para descobrir possíveis ameaças terroristas.

Caso você não queira ter a sua liberdade ameaçada por medidas políticas que não deveriam afetar alguém que não é nativo do local, saiba que existem meios de usar a internet livremente no seu celular. Instalando os aplicativos Orbot e Orweb, é possível navegar e usar alguns apps específicos sem problemas, pois o Orbot serve como proxy, mascarando o seu IP e criptografando as suas informações.

Neste tutorial, você aprende a ativá-los no seu aparelho.

Pré-requisitos


  • Orbot instalado;

Baixar Orbot: Proxy with Tor


  • Orweb instalado.

Baixar Orweb: Private Web Browser


Faça você mesmo

Quando você inicia o Orbot pela primeira vez, é preciso passar por um pequeno assistente de configurações. A primeira etapa exige a escolha do idioma, porém isso não altera nada, já que o texto continua sempre em inglês.


Android: como navegar anonimamente na web


Avançando, o app pede permissão para ter acesso de Superuser (requer um aparelho com root feito): usando o botão “Request Superuser Access”, você deixa o Orbot usar o seu serviço de proxy automaticamente em qualquer app. Caso você não tenha feito root ou não queira liberar o acesso, marque a caixa “I understand and would like to continue without Superuser” e avance.

Finalmente, na tela principal do aplicativo, mantenha o toque pressionado no ícone que ocupa a tela inteira para iniciar o Orbot. Feito isso, apenas espere até o ícone ficar verde (demora muito).


Android: como navegar anonimamente na web


Depois disso, já com o Orweb instalado, é possível tanto iniciar o app normalmente, como acionar o ícone de globo, no canto superior direito da tela (isso abre o Orweb). Independente da maneira escolhida, desde que o proxy esteja acionado, basta abrir o navegador para usar a internet sem problemas.


Android: como navegar anonimamente na web


Outros aplicativos compatíveis com o Orbot são listados durante o assistente de configurações do aplicativo. Uma vez que ele esteja ativado, há como usá-los normalmente, porém com a proteção do anonimato.

Pedro Fanta.

Instagram atualiza app, libera vídeo no Android e importa gravações no iOS

Instagram ganhou diversas novidades em sua versão 4.1, anunciada oficialmente nesta quarta-feira (7). O aplicativo para o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) ganhou a possibilidade de gravar vídeos, enquanto no iOS foram liberadas as opções de importar gravações da biblioteca do iPhone e também de correção automática de fotos com alguns ajustes.

Após atualização do Instagram é possível enviar vídeos que estejam em dispositivos com iOS(Foto: Reprodução/The Verge)Após atualização do Instagram é possível enviar vídeos que estejam em dispositivos com iOS(Foto: Reprodução/The Verge)
A principal mudança é a de importar de gravações feitas utilizando a câmera do celular. Até agora, só era possível publicar aqueles vídeos gravados diretamente pelo aplicativo. Para publicar uma filmagem feita antes, o mecanismo é o mesmo das fotos, bastando apenas clicar no ícone de acesso à galeria do seu celular.
Além disso, é claro, a disponibilização da funcionalidade de vídeos em si para usuários do Android Ice Cream Sandwich também chama a atenção. Segundo o Instagram, este é o pedido número 1 das pessoas que utilizam o Android 4.0. Afinal, a postagem de vídeos só estava disponível a partir do Android 4.1 Jelly Bean.
Por último, mas não menos importante, a autocorreção de fotos, que pode ser utilizada apenas pelos usuários do iOS, é bastante interessante. Com ela, basta fazer o upload das imagens e tocar no ícone para que a foto seja corrigida de forma automática, sem precisar de qualquer configuração.
A versão 4.1 do Instagram, segundo a rede social, está disponível para download. Porém, até o fechamento desta matéria, nem no Google Play, do Android, e nem na App Store, do iOS, o app só poderia ser baixado na edição 4.0.2, que foi a última lançada antes da mais recente.

Após morte, Apple vai ajudar usuários a descartarem carregadores piratas

Após notícias recentes de que carregadores de tomada piratas para iPhone teriam causado a morte de uma pessoa na China e deixado outra em coma, a Apple lançou um programa para os consumidores se livrarem desses acessórios não-oficiais.
Segundo o comunicado publicado pela Apple em seu site, a partir de 16/8, os usuários poderão levar qualquer adaptador de tomada USB, que não seja oficial da empresa, para uma Apple Store ou revenda autorizada, e a companhia pegará esse carregador e se certificará que ele seja descartado de uma maneira ecologicamente responsável. 

E se você, além de descartar o acessório pirata, quiser um adaptador novo, a Apple vai disponibilizar, por tempo limitado, esse acessório com um preço menor, de 10 dólares, em vez dos 19 dólares que custam normalmente nos EUA. Segundo a empresa, a intenção é levar esse programa para todos os países em que está presente, incluindo o Brasil, até 16/8, com o desconto no adaptador sendo proporcional às moedas locais - o carregador de tomada para iPad custa 85 reais por aqui.

Essa oferta ficará disponível até 18/10 deste ano, e é limitada a um adaptador por iPhone, iPad, ou iPod que você tenha. Será preciso levar o aparelho em questão junto na loja para a validação do número de série do gadget.


Antes disso, a empresa já havia publicado um aviso no seu site pedindo para que os usuários na China só usassem carregadores originais em seus aparelhos iOS.

Cabos HDMI 4K: eles são necessários ou apenas uma jogada de marketing?

É inevitável: uma nova tecnologia é lançada e, em pouco tempo, as antigas ferramentas vão sendo deixadas de lado. As mudanças seriam muito mais velozes se não fosse por um problema: os altos custos de novas tecnologias.


Com os cabos de transmissão de conteúdo não é diferente. Você hoje pode contar com a alta qualidade do HDMI em sua televisão, mas o mercado já está pronto para absorver o 4k Ultra HD, que promete uma resolução jamais vista. No entanto, nem tudo pode ser tão bom quanto parece: na realidade, o cabo HDMI que está jogado em uma gaveta da sua sala é capaz de fazer muito bem o papel de 4K.

Para começar, entenda que existem quatro tipos de cabo HDMI: de alta velocidade com Ethernet, de alta velocidade sem Ethernet, de velocidade normal com Ethernet e de velocidade normal sem Ethernet.

Cabos HDMI 4K: eles são necessários ou apenas uma jogada de marketing?
De acordo com as especificações de cabos HDMI, para que um cabo seja considerado de alta velocidade, ele deve ter a capacidade de passar 3840x2160 pixels de até 30 frames por segundo (e 4096x2160 a 24 frames por segundo).

Essas configurações demonstram que mesmo o cabo HDMI de alta velocidade mais barato que existe é capaz de trabalhar de forma semelhante aos cabos 4K se levarmos em conta as configurações de TVs Ultra HD 4K disponíveis atualmente.

Mesmo que os cabos HDMI trabalhem a “apenas” 3840x2160/30, não adianta nada ter um cabo que seja capaz de trabalhar com 10 vezes esse valor se as TVs atuais não são capazes de processar esse conteúdo. Os chips de envio e recebimento – na fonte e na TV, respectivamente – só são capazes de chegar aos 3840x2160/30 (como este lançamento da Sony: pela bagatela de R$ 99.999, o máximo de resolução do equipamento é o mesmo suportado por um cabo HDMI!).

Ou seja: você pode até configurar o PC para uma resolução de 10000x10000 pixels e, mesmo que o cabo consiga suportar essa largura de banda, o chip de saída da placa de vídeo não poderia reproduzir o conteúdo, e o chip de entrada do monitor não poderia recebê-lo.

Isso não significa que os cabos 4K sejam uma total enganação: eles realmente são capazes de aguentar uma largura de banda muito maior. Mas não adianta nada investir uma fortuna em um cabo desses enquanto não contarmos com aparelhos de chips muito mais velozes e potentes no mercado, já que mesmo as TVs Ultra HD 4K atuais funcionam com uma taxa semelhante à do HDMI de alta velocidade.

Pedro Fanta.